Meu ouvido não é pinico!


A pior tecnologia já inventada nos últimos anos foi o “bendito” rádio no celular. Garanto que se as empresas soubessem o quanto gente ignorante teria condições de adquirir um celular de alta potência com direito a músicas horrendas teriam pensado duas vezes antes de implantar essa porcaria nos celulares.
         Eu entendo celular como uma ferramenta de comunicação e não de entretenimento. No entanto, a tecnologia deste aparelho mudou muito e alguns benefícios se tornaram em malefícios. Fotos no celular é um exemplo de algo que pode ser bom ou ruim.
         Um dia desses estava eu passando em uma das ruas próximas a minha casa e estava um grupo de policial militar fazendo nada, falando piadas e tirando fotos das moças que passam naquela rua. Inclusive fui fotografada também (se eu fosse homem, teria dado um murro nos dentes deles).
         Por outro lado, quando acontece algum fenômeno natural raro é imprescindível um aparelho de celular com câmera. Até telejornais utilizam imagens de celulares para fazer reportagem com este tipo de situação. É bom também para dar flagrantes em hospitais públicos... (risos).
         Um celular que substitui o rádio com fones de ouvido também é benquisto. Mas e quando esses fones são dispensados pelos ouvintes? Quando aquela musiquinha chata e infeliz começa a tocar bem alto no ônibus? Aquele inferno de pagode, forró de plástico, aquelas músicas insuportáveis dançantes em plena 8h da manhã estilo Lady Gaga surgem “do nada” frequentemente por aí.
         Um dia desses, eu quase chorei num ônibus! Estava indo para Natal, uma viagem que dura 2h30. Acordei de madrugada, às 4h45 para pegar o ônibus às 5h30, a fim de chegar lá às 8h. Na outra fileira do corredor, senta-se um casal. O homem pega seu celular, antes das 5h30 da manhã, liga bem alto e fica ouvindo SHIRLEY CARVALHAES A VIAGEM INTEIRA! Juro, juro que quase chorei!
         Meu amigo, às 5h da manhã nem Toquinho, nem música clássica, nem jazz entra no meu cérebro e o cara liga o som bem alto com SHIRLEY CARVALHAES! “Socorro! Queima este celular, Senhor!”, apelei a Deus naquele instante. Será que este infeliz que só ouve música gospel não tem consciência do significado da palavra respeito? Não sabe o que significa “amor ao próximo”?
         Tem crente que se acha super santo por não ouvir músicas consideradas do “mundo”, mas extrapola em atitudes reprováveis, onde a delicadeza de pensar no próximo está longe de sua postura como crente e bom cidadão. Será que ele iria gostar se alguém começasse a ouvir “Judas” de Lady Gaga nas alturas durante uma viagem de 2h30? Uma música que endeusa Judas, o traidor de Cristo? Garanto que ele não iria gostar!
         Falando nesta música... Hoje voltei do trabalho de ônibus (como sempre) e tive que ouvir exatamente “Judas” de Lady Gaga, graças a um infeliz que sentou lá trás e colocou o seu “amado” celular nas alturas! Que vontade de me levantar, pegar aquele aparelho e jogar pela janela! As pessoas perderam o senso de educação e de respeito! Em pleno meio-dia, um sol daqueles, ônibus lotado, todos famintos e o infeliz com música altamente agitada com volume nas alturas!
         Vamos brincar de respeitar o espaço do próximo? Isso evita discussões, evita “crises de nervos”, diminui a violência no trânsito e faz bem tanto a você quanto aos demais. Liberdade não é libertinagem. Minha liberdade só é liberdade até o limite do meu próximo. Quando ultrapasso esse limite, minha liberdade torna-se libertinagem.
         Quando você respeita, você também é respeitado e a violência diminui. Pense nisso!

Comentários