quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jornada no Império - vida de Dr. Kalley no Brasil



Jornada no Império trata da história do médico e missionário escocês Robert Reid Kalley. Juntamente com sua esposa Sarah Kalley, ele implantou no Brasil a primeira igreja protestante, no século XIX. O livro, escrito por William Forsyth, inicia relatando desde o chamado de Deus a Kalley e seus trabalhos na Ilha da Madeira, na Europa, até sua morte.
A vida de Kalley é um exemplo a ser seguido pelos cristãos do século XXI. Ele, rico médico, juntamente com sua esposa, de família nobre, não desobedeceu à voz do Senhor. Kalley usou seus conhecimentos médicos em toda sua jornada como missionário. Ele sempre evangelizava e conseguiu deixar um legado enorme no Brasil. Foi um obreiro sábio, pois não apenas pensou na evangelização, como também treinou outros líderes, fundou três igrejas, sendo a primeira a Igreja Fluminense, depois a Igreja Pernambucana e Primeira Igreja de Niterói. O casal foi responsável pela implantação do Congregacionalismo em solo brasileiro.
Além disso, Kalley ajudou a fomentar a ideia da abolição da escravatura e teve apoio do imperador Dom Pedro II para dar continuidade aos seus trabalhos de evangelização. Por vezes, a igreja protestante foi perseguida e o casal atacado algumas vezes, principalmente no Nordeste, em Pernambuco. O livro é muito precioso por relatar de maneira concisa e ao mesmo tempo detalhada as ações deste nobre casal de missionários, ao qual nós, congregacionais, e protestantes, no geral, devem, por sua coragem, ousadia e por ter convencido o Império de que a liberdade religiosa era fundamental para o desenvolvimento da nação.
Título: Jornada no Império – Vida e obra do Dr. Kalley no Brasil
Autores: William B. Forsyth
Gênero: História do Congregacionalismo/da Igreja no Brasil
Editora: Fiel
Formato: 14 x 21cm
Páginas: 254
Preço na editora: R$ 29,00

Um comentário:

  1. Olá Caline estou à procura deste livro onde posso encontrar? ( e-mail denisondgs@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui! É uma honra ter sua opinião.