O sogro que todos gostariam de ter: Uma consideração sobre Reuel

Como neste ano de 2021 tenho a meta de ler a Bíblia completa estudando e fazendo resumo dela, é provável que não lerei nenhum outro livro até o final de setembro, como está no planejamento. Por isso, resolvi escrever algumas considerações sobre quase todos os livros bíblico que li. Não são estudos teológicos, são apenas considerações. [TEXTO 2]

Toda a história de Moisés, desde o seu nascimento até o falecimento é simplesmente fantástica. De tudo o que está escrito por ele e sobre ele no Pentateuco, o leitor pode observar a mão de Deus em momentos difíceis, como também em períodos de paz. Neste texto gostaria de focar na provisão de Deus com relação à família de Moisés. Aos 40 anos de idade, Moisés foge da presença de Faraó por ter causado a morte de um egípcio. Ele sai pelo deserto e chega à terra de Midiã. Lá, ele descansa próximo a um poço, onde as sete filhas de Reuel chegam para pegar água e encher os bebedouros do rebanho de seu pai. Logo após a chegada delas, pastores vão ao poço para fazer o mesmo e, observando-as, as enxotam. No entanto, Moisés se levantou e as defendeu, dando de beber ao rebanho (Êxodo 2. 16-18).

Depois do fato, as moças relatam a história ao seu pai. Elas acreditam que Moisés é um egípcio. Reuel, o pai das meninas, convida Moisés para morar com eles. O senhor dá sua filha Zípora para ser mulher de Moisés. Nasce Gérson, o primogênito. Posteriormente, nascerá Eliézer. Depois de pastorear o rebanho de seu sogro por 40 anos, Deus aparece a Moisés, que o chama para libertar o povo hebreu da servidão do Egito. Moisés, que tratava com respeito seu sogro, pediu permissão a Jetro (também nome de Reuel) para verificar se seus irmãos ainda estavam vivos (Êxodo 4.18). Seu sogro o permitiu ir em paz.

A história conta que Jetro era sacerdote midianita, ou seja, servia a deus estranho. No entanto, podemos perceber que a família de Jetro foi provisão de Deus para Moisés no deserto, tanto como questão de sobrevivência quanto como para que ele pudesse formar uma família, já que no Egito era odiado pelos egípcios e odiado pelos hebreus. Sabe-se que em algum momento da história, talvez antes de começarem as pragas no Egito ou antes de Moisés chegar com Arão ao Egito, Moisés deixa sua esposa e seus filhos na casa de seu sogro. Podemos entender isso quando é relatado que Jetro leva sua filha Zípora e seus dois netos para o pai, no deserto, já depois da travessia do Mar Vermelho (Êxodo 18).

Conversão

O livro relata que depois de se encontrarem, Moisés explica ao sogro tudo o que o Senhor Deus de Israel fez no Egito e no Mar Vermelho, então, Jetro afirma: “Bendito seja o SENHOR, que vos livrou da mão dos egípcios e da mão de Faraó; agora, sei que o SENHOR é maior que todos os deuses, porque livrou este povo debaixo da mão dos egípcios, quando agiram arrogantemente contra o povo” (Êxodo 18.10,11). E tem mais: Jetro oferece holocausto e sacrifícios a Deus, indicando que sua conversão não foi apenas com meras palavras, mas com ação concreta. “Então, Jetro, sogro de Moisés, tomou holocausto e sacrifícios para Deus; e veio Arão e todos os anciãos de Israel para comerem pão com o sogro de Moisés, diante de Deus” (Êxodo 18.12).

Para completar a bênção de ter um sogro bondoso e agora convertido, este sogro é usado por Deus para ajudar Moisés na administração do povo, pois eram mais de 600 mil homens, fora as mulheres e crianças (Êxodo 12.37). Vejam como Jetro era cuidadoso com o genro: “Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol?” (Êxodo 18.14). Então Moisés explica que o motivo é que o povo vai até ele para consultar a Deus e julgar questões. Ouvindo isso, Jetro entende que aquilo não é bom para Moisés, que ele iria acabar desfalecendo de tanto cansaço. Após essa observação, o sogro diz:

“Ouve, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e Deus seja contigo; representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus, ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer. Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo. Se isto fizeres, e assim Deus to mandar, poderás, então, suportar; e assim também todo este povo tornará em paz ao seu lugar” (Êxodo 18. 19-23).

É interessante que Jetro fala “Se isto fizeres, e assim Deus to mandar”, como se estivesse explicando ao genro que aquilo era só uma ideia que deveria ser aprovada pelo SENHOR, caso contrário, Moisés não deveria acatá-la. No versículo seguinte, no 24, é relatado que Moisés fez como seu sogro sugeriu. No versículo 27 é descrito que Jetro se despede de Moisés e volta para a sua terra, em Midiã. O pentateuco não relata mais nenhuma vez a presença de seu sogro na história.

Legado

No livro de Juízes é dito que depois da morte de Josué (que ficou no lugar de Moisés depois de sua morte), Calebe e a tribo de Judá conquistaram Hebrom das mãos dos cananeus. Mas, antes desse relato, o versículo 16 do capítulo1 diz que os filhos do sogro de Moisés subiram com os filhos de Judá da cidade das Palmeiras ao deserto de Judá, que estava ao sul de Arade, e passaram a habitar com este povo. Não dá pra saber ao certo se os filhos de Jetro se converteram ao Senhor, mas era um povo que tinha muita afinidade com os hebreus, provavelmente por causa da história de Jetro com Moisés. Os queneus era um povo nômade que habitava em meio aos midianitas ou eram de dentro da tribo dos midianitas (não sei dizer).

O mais interessante é que lá na frente, muitas décadas depois da conquista de Hebrom, conta a história do queneu Héber que se apartou dos irmãos, ou seja, não habitava com a tribo de Judá, mas habitava junto a cidade de Quedes. Lá, na tenda de sua esposa Jael, ocorreu o assassinato de Sísera, chefe do exército de Canaã que oprimia o povo de Israel há vinte anos. Foi Jael, esposa do queneu Héber, que matou o líder com um golpe de estaca na testa dele. Aqui, Jetro é chamado de Hobabe, mais uma designação de Reuel. Reuel significa “amigo de Deus”. Jetro é uma designação que afirma que ele é “preeminente”. Já Hobabe significa “muito querido”. Em resumo, o sogro de Moisés era, além de sacerdote, um homem cujas características o tornavam admirado pelo seu povo.

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