Pular para o conteúdo principal

Uma obra dedicada às mulheres que anseiam por sabedoria


Geralmente quando termino um bom livro cristão, passo quase “meio século” refletindo sobre o que li. O livro de Lydia Brownback me deixou fascinada pelos Provérbios bíblicos. A obra “Mulheres Sábias – A sabedoria dos provérbios para mulheres” é de muito proveito para qualquer mulher cristã, seja jovem ou velha, solteira ou casada, que de fato anseia pela sabedoria. Lydia é conferencista, formada em Comunicação e também em teologia pelo Westminster Theological Seminary. É autora de diversos livros, mas não sei se há outro traduzido e publicado no Brasil. O “Mulheres Sábias” foi publicado pela editora Fiel em 2013, com reimpressões em 2015, 2018 e 2019.

Quem já estudou um pouco de teologia sabe que o livro de Provérbios de Salomão (escrito não apenas por Salomão) foi originalmente pensado para instruir os jovens judeus. Sim, são provérbios escritos tendo como direcionamento o público masculino – e jovem. No entanto, como se trata de sabedoria de Deus, os provérbios podem – e devem – ser aplicados a todos: velhos, mulheres, solteiras, casadas e idosas. A autora consegue, com muito sucesso, aplicar as verdades de Provérbios especificamente para o público feminino.

Na primeira parte do livro, a leitora descobre o que de fato é a sabedoria e por que é tão ruim não tê-la. Ela, através de Provérbios, consegue diferenciar a mulher sensata da insensata e mostra como podemos agir para afastar nossas atitudes e nossa imagem daquele tipo de mulher a quem o livro de Provérbios ensina ao homem a não chegar perto. O que gostei é que Lydia fala, logo no início da obra, que na verdade a sabedoria verdadeira tem nome: Jesus Cristo, e explica por que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv. 9.10). Na verdade, se a leitora prestar bem atenção à obra, vai perceber que tudo o que a escritora mostra é baseado no princípio do “temor ao Senhor”. Quem verdadeiramente teme a Deus alcança continuamente sabedoria. A mulher que teme ao Senhor é sábia.

A segunda parte expõe seis coisas que a mulher sábia compreende: o poder das palavras – não da forma herética que ensina que tudo o que a gente falar pode se materializar, mas o “poder” da língua sensata e da língua tola; a escolha cuidadosa dos amigos; o segredo do autocontrole; o saber pensar, sentir e desejar; a experiência em finanças e o resguardo da própria sexualidade. Cada capítulo fala cuidadosamente ao coração da mulher e mostra, inevitavelmente, como todas nós – de alguma forma – estamos distantes da verdadeira mulher sábia, mas há esperança para todas!

O final do livro é um achado – pelo menos para mim. Uma explicação teológica a respeito da mulher de Provérbios 31. A mulher ideal que muitas vezes nos deixa tristes por lermos o texto e percebermos o quanto ela é perfeita e, na comparação, o quanto estamos distantes dessa perfeição. A autora nos lembra que essa mulher simplesmente não existe! É um sábio poema sobre o que seria a mulher perfeita: a que sabe remir seu tempo, a que instrui com sabedoria, aquela que é bondosa em tudo o que faz e fala, a que pensa sempre nos mais necessitados, a que provê para toda a casa, incluindo os empregados, a confiante, aquela que sabe se vestir, que é louvada pela reputação, que tem marido com boa fama, que é bem-sucedida, que conhece ao Senhor. A escritora mostra como devemos ler Provérbios 31 e como precisamos aprender com este ideal de mulher a sermos mais sábias.

Algo muito edificante também é a lista de exercícios no final da obra. Para cada capítulo, cerca de dez questões que extrapolam o limite de Provérbios; questões sobre sabedoria e que estão em várias partes da Bíblia. Terminei de ler o livro, mas continuo a responder o exercício, tem sido bastante proveitoso. Gostei muito de conhecer a autora e espero encontrar outras de suas obras publicadas no Brasil.

Obs. Notei muitos erros de digitação e de português. A revisão precisa ser “revisada” e quem digita precisa de mais atenção. Uma obra tão boa como esta merecia um cuidado maior nessa questão, ressaltando que os livros da Fiel não possuem preços de venda tão acessíveis assim.


Ficha técnica

Obra: Mulheres Sábias: A sabedoria dos provérbios para mulheres

Autora: Lydia Brownback

Editora: Fiel

Páginas: 222 mais o guia de estudos

Ano: 2013

Preço na editora: R$ 48,90

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução à Educação Cristã Clássica

A Classical Academic Press publicou, em 2004, um livro explicativo sobre o que seria “Educação Cristã Clássica”. Chris Perrin, editor da empresa e também autor do livro, estava um pouco cansado de esclarecer o tempo todo sobre o assunto, visto que era diretor de um colégio que segue essa linha pedagógica nos Estados Unidos. O livro é uma interessante introdução ao assunto – bem introdução mesmo, tem apenas 80 páginas na edição em Português. A obra foi traduzida e publicada no Brasil pela editora Trinitas em 2018. O livro vai mostrar a história da Educação Clássica e seus primórdios na Grécia Antiga. O autor vai discorrer sobre o conceito de “Paideia” e esclarecer como o Cristianismo se apropriou dessa forma de educação para beneficiar seus adeptos. O Trivium e o Quadrivium foram explicados pelo autor que defende que a verdadeira educação clássica é baseada no primeiro, que corresponde a Gramática, Lógica e Retórica, pois, para o autor, se o estudante tiver essa base bem fundamen...

Ainda não é o fim: Encontrando esperança e consolo nas palavras de Jesus sobre os últimos dias

  O livro “Ainda não é o fim: Encontrando esperança e consolo nas palavras de Jesus sobre os últimos dias” , do teólogo brasileiro Augustus Nicodemus , vem bem a calhar nestes dias. A obra na verdade é um sermão que foi impresso e publicado em 2022, pela editora Hagnos. Agora em 2025, período de grande tensão que temos visto ao redor do mundo com o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, agora esta semana com rumores de guerra entre a Índia e o Paquistão, a guerra comercial dos Estados Unidos contra a China, o conflito entre Israel e a Palestina, ameaças entre países e muitos outros conflitos que têm acontecido em vários continentes, o livro do Augustus Nicodemus vem alertar a Igreja de Cristo sobre algumas questões. É bem certo que em momentos de crise mundial, surgem muitas pessoas especulando a respeito do retorno de Jesus, tentando estipular datas e até tentando descobrir quem seria o “abominável que traz desolação” (Mc. 13.14). Essas pessoas, mesmo sem a intenção de causar angú...

Ordem cronológica do nascimento de Jesus, conforme os Evangelhos de Mateus e Lucas

Como neste ano de 2021 tenho a meta de ler a Bíblia completa estudando e fazendo resumo dela, é provável que não lerei nenhum outro livro até o final do ano. Por isso, resolvi escrever algumas considerações sobre quase todos os livros bíblico que li. Não são estudos teológicos, são apenas considerações.   [TEXTO 4] José e Maria moram na cidade de Nazaré, região da Galileia (Lc. 2.4); No sexto mês de gestação de Isabel, Maria recebe a visita do anjo Gabriel e é informada que teria um filho que seria chamado Filho de Deus e seu nome seria Jesus (Lc. 1.26-35); O anjo informa também que Isabel está grávida de 6 meses (Lc. 1.36-38); É provável que antes de ir à casa de Isabel, Maria tenha contado o fato ao seu marido José, que tem a intenção de deixá-la (Mt. 1.18,19); José é avisado por um anjo que aquele filho que Maria carregava no ventre provinha do Espírito Santo e seu nome seria chamado Jesus (Mt. 1.20-25); Maria sobe para a cidade de Hebrom, onde moravam Zacarias e Isabel (Lc. 1.3...