Teoria da Comunicação e Teorias da Comunicação

Dois excelentes livros para estudantes de Comunicação e concurseiros nesta área foram publicados pela editora Vozes em 2009 e outro, pela primeira vez, em 2001. Trata-se dos livros Teoria da Comunicação: Ideias, conceitos e métodos, de Luís Mauro Sá Martino (2009), e Teorias da Comunicação: Conceitos, escolas e tendências, organizado por Hohlfeldt, Martino e França (2001), cuja edição que tenho já é a nona, publicada em 2010.

A obra de Sá Martino (2009) é de fundamental importância para quem inicia os estudos sobre teorias da Comunicação. Com linguagem descomplicada, através de uma organização muito boa para elaboração do livro, o autor – que é jornalista, professor universitário e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP – consegue levar o leitor a compreender melhor como ocorreram as primeiras pesquisas nesta área, e como a organização social e a crítica ao sistema econômico influenciaram os pensamentos de alguns teóricos. O livro também aborda estudos do período atual, quando a internet faz o papel de maior difusora dos conceitos sociais através da comunicação. O interessante desta obra é que no final de cada capítulo, o professor indica livros que ampliarão o conhecimento do leitor sobre cada teoria explanada. É como um resumo muito bem realizado e nada superficial sobre as teorias da comunicação. A profundidade maior está nas posteriores leituras que o interessado poderá fazer seguindo o guia dos livros citados pelo autor.

Já a publicação de Hohlfeldt, Martino e França (orgs.) é uma obra mais resumida, porém, se o estudante for ler os dois livros ao mesmo tempo, estudando cada teoria, ao comparar as duas obras perceberá que uma complementa a outra. Algumas vezes o livro de Sá Martino irá abordar aspectos não ressaltados pelo outro, e vice-versa. Nesta segunda obra citada neste texto,poderemos ler um capítulo sobre a pesquisa em comunicação na América Latina, tema não trabalhado no primeiro livro. O ponto de vista contemporâneo que tem Pierre Lévy como um dos principais teóricos da cybercultura que também é abordado na segunda obra, não é citado em Sá Martino. Em Hohlfeldt podemos ler também a comunicação nas civilizações antigas, que também não é explorado pela outra obra. O dinamismo também que sempre há em livros de pesquisas em que vários doutores em Comunicação escrevem sobre cada assunto tratado no livro torna esta obra muito proveitosa e enriquecedora.

Embora não sejam livros específicos de teóricos da Comunicação, os dois livros são essenciais para o estudante brasileiro que pretende conhecer melhor sobre o assunto e surge como excelente bússola para o pesquisador que pretende explorar essas teorias.

Título: Teoria da Comunicação: Ideias, conceitos e métodos
Autor: Luís Mauro Sá Martino
Gênero: Teorias da Comunicação
Editora: Vozes
Páginas: 290p.

Título: Teorias da Comunicação: Conceitos, escolas e tendências
Autor: Hohlfeldt, Martino e França (orgs.)
Gênero: Teorias da Comunicação
Editora: Vozes
Páginas: 314p.

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