Dois excelentes livros para estudantes de Comunicação e
concurseiros nesta área foram publicados pela editora Vozes em 2009 e outro,
pela primeira vez, em 2001. Trata-se dos livros Teoria da Comunicação: Ideias, conceitos e métodos, de Luís Mauro Sá
Martino (2009), e Teorias da
Comunicação: Conceitos, escolas e tendências, organizado por Hohlfeldt,
Martino e França (2001), cuja edição que tenho já é a nona, publicada em 2010.
A obra de Sá
Martino (2009) é de fundamental importância para quem inicia os estudos
sobre teorias da Comunicação. Com linguagem descomplicada, através de uma
organização muito boa para elaboração do livro, o autor – que é jornalista,
professor universitário e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP – consegue levar
o leitor a compreender melhor como ocorreram as primeiras pesquisas nesta área,
e como a organização social e a crítica ao sistema econômico influenciaram os
pensamentos de alguns teóricos. O livro também aborda estudos do período atual,
quando a internet faz o papel de maior difusora dos conceitos sociais através
da comunicação. O interessante desta obra é que no final de cada capítulo, o professor
indica livros que ampliarão o conhecimento do leitor sobre cada teoria
explanada. É como um resumo muito bem realizado e nada superficial
sobre as teorias da comunicação. A profundidade maior está nas posteriores
leituras que o interessado poderá fazer seguindo o guia dos livros citados pelo
autor.
Já a publicação de Hohlfeldt,
Martino e França (orgs.) é uma obra mais resumida, porém, se o estudante
for ler os dois livros ao mesmo tempo, estudando cada teoria, ao comparar as
duas obras perceberá que uma complementa a outra. Algumas vezes o livro de Sá
Martino irá abordar aspectos não ressaltados pelo outro, e vice-versa. Nesta
segunda obra citada neste texto,poderemos ler um capítulo sobre a pesquisa em comunicação
na América Latina, tema não trabalhado no primeiro livro. O ponto de vista
contemporâneo que tem Pierre Lévy como um dos principais teóricos da
cybercultura que também é abordado na segunda obra, não é citado em Sá Martino.
Em Hohlfeldt podemos ler também a comunicação nas civilizações antigas, que
também não é explorado pela outra obra. O dinamismo também que sempre há em
livros de pesquisas em que vários doutores em Comunicação escrevem sobre cada
assunto tratado no livro torna esta obra muito proveitosa e enriquecedora.
Embora não sejam livros específicos de teóricos da
Comunicação, os dois livros são essenciais para o estudante brasileiro que
pretende conhecer melhor sobre o assunto e surge como excelente bússola para o
pesquisador que pretende explorar essas teorias.
Título: Teoria
da Comunicação: Ideias, conceitos e métodos
Autor: Luís
Mauro Sá Martino
Gênero:
Teorias da Comunicação
Editora: Vozes
Páginas: 290p.
Título:
Teorias da Comunicação: Conceitos, escolas e tendências
Autor:
Hohlfeldt, Martino e França (orgs.)
Gênero:
Teorias da Comunicação
Editora: Vozes
Páginas: 314p.

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