Pular para o conteúdo principal

Sorria: você está sendo enganado

Ana Beatriz B. Silva não é uma daquelas escritoras que podemos considerar de fato uma “escritora”. É na verdade uma profissional da Saúde, psiquiatra que encontrou nos livros uma forma rápida de ascender profissionalmente, ter visibilidade e ganhar dinheiro. Despontou com o “Mentes perigosas, o psicopata mora ao lado”, publicado pela Fontanar, quando a médica explicou alguns aspectos psicológicos mais frequentes em portadores de psicopatia. O livro é bem básico, não esclarece muito sobre o assunto abordado e ainda faz o leitor acreditar que todos as pessoas que um dia mentiram ou fizeram mal a ele podem ser classificadas como psicopatas. 

Leitores menos atentos de “Mentes perigosas” não levarão muito em consideração o “resumão” sobre o tema tratado na obra, nem tampouco atentará para a análise superficial da médica sobre alguns casos de criminosos tratados pela mídia. No entanto, não posso deixar de conceder os méritos que o livro merece. A autora discorre sobre um assunto muitas vezes ignorado pela população e adverte o leitor a analisar bem o perfil das pessoas com quem convivem, a fim de “proteger” a população de cidadãos mal-intencionados que sofrem de psicopatia. Na verdade, o título do livro e a capa bem confeccionada pela editora são mais valiosos do que o conteúdo da obra.

Da mesma forma que “Mentes perigosas”, “Mentes com medo: da compreensão à superação” (escrito antes) é mais um livro estrategicamente singelo que tem condições de alcançar qualquer nível de leitor que existe no Brasil. De conteúdo simples, o livro é um tipo de introdução ao assunto a que se refere: as fobias humanas. É o tipo do conteúdo que podemos encontrar facilmente na internet, mas que pode chamar atenção do leitor que se encontra perturbado com algo que não consegue entender o porquê e que necessita compreender a si mesmo, entender que seus medos ilógicos têm tratamento clínico. 

Para quem não tem o costume de ler artigos sobre psicanálise, psicologia ou não entende absolutamente nada sobre a mente humana (ou nunca procurou entender) o livro pode chamar atenção. Quem já está acostumado a ler reportagens ou artigos em jornais sobre TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), fobias diversas, transtorno pós-traumático, crises de pânico e ansiedade, vai sentir o maior tédio ao ler o livro (o que aconteceu comigo). Só relembrando que a autora nunca teve a intenção de escrever um livro acadêmico, mas algo superficial, para o leitor extremamente ignorante no assunto.

Com temas sempre abordados pelos meios de comunicação de massa, a autora tem aproveitado bem a oportunidade para explorar este nicho comercial que se tornou a produção e venda de livros populares. Dela só li os dois livros citados, mas não espero ser surpreendida por mais conteúdos fracos em obras que ela trata sobre bullying (que foi lançado em meio ao bombardeio de reportagens sobre o assunto há uns dois ou três anos atrás), sobre TDAH em crianças (déficit de atenção), um livro exclusivo sobre TOC, outro sobre autismo, um sobre impulsividade emocional e outro que ela trata de anorexia, bulimia e compulsão alimentar. 

É como se eu, profissional da Comunicação, abordasse qualquer tema da minha área de maneira superficial, colocasse um título atraente e dissesse: “A verdade é esta aí. Leia e deixe de ser ignorante no assunto”. Esta é a estratégia de vendas: colocar o leitor que adquire livros escritos por Ana Beatriz em um patamar intelectual acima das pessoas que nunca leram a autora. É uma pena que o leitor brasileiro seja tão passivo quanto aos livros “mais vendidos” de certas temporadas. 

Realmente li, comprei por ter esperanças quanto ao conteúdo, mas já satisfiz minha curiosidade quanto à autora: não caio mais nessa, não adquiro mais livros escritos por ela, pois eu exijo obras com conteúdo inteligente, que me façam crescer em conhecimento ou como ser humano. Seus livros só fazem o leitor perder tempo, tratando-o como um mero “tapado” que não tem noção do que está lendo, como se não soubesse que está adquirindo um livresco com mais propaganda do que conteúdo. Às minhas custas, essa escritora não enriquece mais. Lastimo os leitores que são apaixonados pelos livros dela, pois provam não ter noção do que significa uma boa leitura.

Além disso, a autora recentemente foi pauta na Folha de São Paulo, por estar sendo acusada de plágio em seus livros: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1238297-psiquiatra-autora-de-best-sellers-e-acusada-de-plagio.shtml

Título: Mentes com medo: da superação à compreensão
Autor: Ana Beatriz B. Silva
Gênero: Psicologia
Editora: Integrare
Páginas: 222

Título: Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado
Autor: Ana Beatriz B. Silva
Gênero: Psicologia
Editora: Fontanar
Páginas: 217

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução à Educação Cristã Clássica

A Classical Academic Press publicou, em 2004, um livro explicativo sobre o que seria “Educação Cristã Clássica”. Chris Perrin, editor da empresa e também autor do livro, estava um pouco cansado de esclarecer o tempo todo sobre o assunto, visto que era diretor de um colégio que segue essa linha pedagógica nos Estados Unidos. O livro é uma interessante introdução ao assunto – bem introdução mesmo, tem apenas 80 páginas na edição em Português. A obra foi traduzida e publicada no Brasil pela editora Trinitas em 2018. O livro vai mostrar a história da Educação Clássica e seus primórdios na Grécia Antiga. O autor vai discorrer sobre o conceito de “Paideia” e esclarecer como o Cristianismo se apropriou dessa forma de educação para beneficiar seus adeptos. O Trivium e o Quadrivium foram explicados pelo autor que defende que a verdadeira educação clássica é baseada no primeiro, que corresponde a Gramática, Lógica e Retórica, pois, para o autor, se o estudante tiver essa base bem fundamen...

Ainda não é o fim: Encontrando esperança e consolo nas palavras de Jesus sobre os últimos dias

  O livro “Ainda não é o fim: Encontrando esperança e consolo nas palavras de Jesus sobre os últimos dias” , do teólogo brasileiro Augustus Nicodemus , vem bem a calhar nestes dias. A obra na verdade é um sermão que foi impresso e publicado em 2022, pela editora Hagnos. Agora em 2025, período de grande tensão que temos visto ao redor do mundo com o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, agora esta semana com rumores de guerra entre a Índia e o Paquistão, a guerra comercial dos Estados Unidos contra a China, o conflito entre Israel e a Palestina, ameaças entre países e muitos outros conflitos que têm acontecido em vários continentes, o livro do Augustus Nicodemus vem alertar a Igreja de Cristo sobre algumas questões. É bem certo que em momentos de crise mundial, surgem muitas pessoas especulando a respeito do retorno de Jesus, tentando estipular datas e até tentando descobrir quem seria o “abominável que traz desolação” (Mc. 13.14). Essas pessoas, mesmo sem a intenção de causar angú...

Ordem cronológica do nascimento de Jesus, conforme os Evangelhos de Mateus e Lucas

Como neste ano de 2021 tenho a meta de ler a Bíblia completa estudando e fazendo resumo dela, é provável que não lerei nenhum outro livro até o final do ano. Por isso, resolvi escrever algumas considerações sobre quase todos os livros bíblico que li. Não são estudos teológicos, são apenas considerações.   [TEXTO 4] José e Maria moram na cidade de Nazaré, região da Galileia (Lc. 2.4); No sexto mês de gestação de Isabel, Maria recebe a visita do anjo Gabriel e é informada que teria um filho que seria chamado Filho de Deus e seu nome seria Jesus (Lc. 1.26-35); O anjo informa também que Isabel está grávida de 6 meses (Lc. 1.36-38); É provável que antes de ir à casa de Isabel, Maria tenha contado o fato ao seu marido José, que tem a intenção de deixá-la (Mt. 1.18,19); José é avisado por um anjo que aquele filho que Maria carregava no ventre provinha do Espírito Santo e seu nome seria chamado Jesus (Mt. 1.20-25); Maria sobe para a cidade de Hebrom, onde moravam Zacarias e Isabel (Lc. 1.3...