Pular para o conteúdo principal

Renovadas: 10 maneiras de refletir os atributos de Deus

Gostei muito de como Jen Wilkin abordou dez atributos comunicáveis de Deus em seu livro. Editado no Brasil pela Fiel, “Renovadas: 10 maneiras de refletir os atributos de Deus” tem sido um dos livros preferidos de estudos bíblicos femininos pelo Brasil afora. Fiquei curiosa e o adquiri. Entendi perfeitamente porque tem sido um dos “queridinhos” de estudos voltado para mulheres. A linguagem da autora é bastante acessível, muito embora as reflexões sejam profundas. A obra, embora não exaustiva sobre o assunto, passa longe de ser algo superficial.

Em cada capítulo, a autora abordou um dos atributos comunicáveis divinos: santo, amoroso, bom, justo, misericordioso, gracioso, fiel, paciente, verdadeiro e sábio. A abordagem foi realizada a partir de uma simples indagação: “Qual é a vontade de Deus na minha vida?”. Ela responde a essa pergunta explicando cada um dos dez atributos e expondo como as cristãs podem ser mais parecidas com Cristo imitando o Salvador. “Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (I Ts. 4.3), por exemplo, foi a resposta à pergunta “Qual é a vontade de Deus na minha vida?” no encerramento do primeiro capítulo do livro, que falava sobre a santidade de Deus. O final de cada capítulo vem com referências bíblicas sobre o assunto e reflexões.

O livro é interessantíssimo, mas vale destacar um erro doutrinário crucial exposto na página 149, quando a autora discorria sobre o atributo da paciência de Cristo e “escorregou” ao afirmar: “Jesus Cristo viveu 33 anos andando ombro a ombro com pecadores, sem dúvida sentindo-se constantemente tentado a ter uma impaciência pecaminosa e uma ira súbita”. De onde a autora tirou isso? Cristo, por ser Deus, mesmo em forma humana, não pecou. Nossas tentações são fruto de nossos desejos pecaminosos. O único momento em que Cristo foi tentado foi por Satanás no deserto (Lc. 4.1; Mc. 1.12; Mt. 4.1). Tiago fala claramente: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal [o contrário de bem] e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera morte” (Tg. 1.13-15). Logo, conclui-se que Cristo nunca sofreu tentações do seu próprio coração, pois seu coração era totalmente santo. Além dessa escorregada, não percebi nenhum outro erro teológico.

Gostei muito da abordagem sobre justiça divina, pois ela conseguiu explicar a justificação realizada por Cristo na cruz e, ao mesmo tempo, falar sobre justiça como nós a conhecemos. Ela incentivou a amarmos a Lei do Senhor e exercermos justiça como verdadeiras filhas de Deus. “...que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” é uma das vontades de Deus para as nossas vidas. Gostei também porque a autora foi muito feliz ao fazer a diferenciação entre graça e misericórdia, agora não mais esquecerei!

Eu risquei bastante o livro porque o li tentando estudá-lo. Acabei pesquisando no Google a respeito de livros específicos sobre cada atributo apresentado pela autora e encontrei vários em diferentes editoras (confiáveis, claro). No final de cada capítulo escrevi o título de obras referentes aos atributos. Com exceção do atributo “Deus totalmente verdadeiro”, para todos os outros encontrei livros específicos. Recomendo demais a obra para estudo bíblico, seja individual ou em grupo.

Obra bem editada, revisão textual muito boa e não é cansativo. Vale a pena o investimento. Lembrando que as obras da Fiel têm um preço salgado na editora, mas em outros sites, como Amazon Prime, você encontra os livros da Fiel com valores mais baixos. No site da “Livrarias Família Cristã”, se você comprar um número alto de unidades, você consegue obter uma compra ainda mais barata.


Ficha técnica

Obra: Renovadas – 10 maneiras de refletir os atributos de Deus

Autor: Jen Wilkin

Editora: Fiel

Páginas: 200

Ano: 2019

Preço na editora: R$ 55,50

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução à Educação Cristã Clássica

A Classical Academic Press publicou, em 2004, um livro explicativo sobre o que seria “Educação Cristã Clássica”. Chris Perrin, editor da empresa e também autor do livro, estava um pouco cansado de esclarecer o tempo todo sobre o assunto, visto que era diretor de um colégio que segue essa linha pedagógica nos Estados Unidos. O livro é uma interessante introdução ao assunto – bem introdução mesmo, tem apenas 80 páginas na edição em Português. A obra foi traduzida e publicada no Brasil pela editora Trinitas em 2018. O livro vai mostrar a história da Educação Clássica e seus primórdios na Grécia Antiga. O autor vai discorrer sobre o conceito de “Paideia” e esclarecer como o Cristianismo se apropriou dessa forma de educação para beneficiar seus adeptos. O Trivium e o Quadrivium foram explicados pelo autor que defende que a verdadeira educação clássica é baseada no primeiro, que corresponde a Gramática, Lógica e Retórica, pois, para o autor, se o estudante tiver essa base bem fundamen...

Ainda não é o fim: Encontrando esperança e consolo nas palavras de Jesus sobre os últimos dias

  O livro “Ainda não é o fim: Encontrando esperança e consolo nas palavras de Jesus sobre os últimos dias” , do teólogo brasileiro Augustus Nicodemus , vem bem a calhar nestes dias. A obra na verdade é um sermão que foi impresso e publicado em 2022, pela editora Hagnos. Agora em 2025, período de grande tensão que temos visto ao redor do mundo com o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, agora esta semana com rumores de guerra entre a Índia e o Paquistão, a guerra comercial dos Estados Unidos contra a China, o conflito entre Israel e a Palestina, ameaças entre países e muitos outros conflitos que têm acontecido em vários continentes, o livro do Augustus Nicodemus vem alertar a Igreja de Cristo sobre algumas questões. É bem certo que em momentos de crise mundial, surgem muitas pessoas especulando a respeito do retorno de Jesus, tentando estipular datas e até tentando descobrir quem seria o “abominável que traz desolação” (Mc. 13.14). Essas pessoas, mesmo sem a intenção de causar angú...

Ordem cronológica do nascimento de Jesus, conforme os Evangelhos de Mateus e Lucas

Como neste ano de 2021 tenho a meta de ler a Bíblia completa estudando e fazendo resumo dela, é provável que não lerei nenhum outro livro até o final do ano. Por isso, resolvi escrever algumas considerações sobre quase todos os livros bíblico que li. Não são estudos teológicos, são apenas considerações.   [TEXTO 4] José e Maria moram na cidade de Nazaré, região da Galileia (Lc. 2.4); No sexto mês de gestação de Isabel, Maria recebe a visita do anjo Gabriel e é informada que teria um filho que seria chamado Filho de Deus e seu nome seria Jesus (Lc. 1.26-35); O anjo informa também que Isabel está grávida de 6 meses (Lc. 1.36-38); É provável que antes de ir à casa de Isabel, Maria tenha contado o fato ao seu marido José, que tem a intenção de deixá-la (Mt. 1.18,19); José é avisado por um anjo que aquele filho que Maria carregava no ventre provinha do Espírito Santo e seu nome seria chamado Jesus (Mt. 1.20-25); Maria sobe para a cidade de Hebrom, onde moravam Zacarias e Isabel (Lc. 1.3...