Pular para o conteúdo principal

Escolha a alegria - porque a felicidade não é suficiente

A Bíblia possui 446 versículos com referências à alegria, enquanto apresenta apenas 124 referentes à tristeza. Foi essa a conclusão a que chegou a escritora Kay Warren depois de uma vasta pesquisa bíblica que desembocou na construção do seu livro “Escolha a alegria – Porque a felicidade não é suficiente”, publicado originalmente em 2012 nos Estados Unidos e lançado este ano no Brasil pela editora Mundo Cristão.

A dificuldade em ser uma pessoa alegre e em desfrutar da alegria que os personagens bíblicos sentiam mesmo em meio a tantas provações fez com que Kay corresse em busca deste sentimento muitas vezes reprimido e mal compreendido por cristãos de todo o mundo. Se há tantas referências à alegria na Bíblia, porque muitos cristãos evitam este sentimento até mesmo o comprando a algo pecaminoso? A vida cristã resume-se a sofrimento sem alegria? O que na verdade é a alegria dentro daquele que é cristão e sofre com as aflições deste mundo?

Por que será que os cristãos enfatizam tanto o sofrimento e esquecem os versículos e histórias bíblicas que nos incentivam e muitas vezes nos ordenam sermos alegres? A felicidade, inerente ao homem salvo, muitas vezes se confunde com a alegria, que na verdade é um comportamento que a Bíblia nos ordena buscar. “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!”, Fp. 4.4. Os cristãos têm esquecido que Jesus Cristo foi um homem de dores, mas também de alegrias!

Cristo sempre prometeu duas coisas, a primeira, que teríamos aflições (“Não vou enganeis, se a mim me perseguiram, perseguirão a vós também”, Jo. 15.20), e a segunda, que prometeu sempre nos dar ânimo (“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo!”, Jo. 16.33). A alegria é um dos frutos do Espírito! (Gl. 5.22). Deus deseja que seus filhos sejam alegres! É interessante a observação que Kay Warren faz em seu livro quando expõe Cristo como um homem que experimentou fardos e dores, mas que também vivenciou a alegria, e é isso que ele requer de nós, que estejamos alegres não importando as circunstâncias.

"Não é possível ter um coração alegre sem ter um coração grato. E não se pode ser uma pessoa grata sem experimentar alegria. Os que louvam a Deus sentirão alegria. Os que são alegres agradecerão a Deus. Alegria e gratidão sempre andam juntas", p. 190.

A obra é repleta de reflexões bíblicas, impressões pessoais da vida da autora e é bastante voltado para o público feminino. As mulheres logo se identificarão muitas vezes com a escritora, que usa de seu testemunho pessoal de vida para edificação das leitoras. É um livro simples, porém com tantas verdades que atingem profundamente o coração de qualquer mulher cristã. É simplesmente um livro lindo!

Título: Escolha a alegria – porque a felicidade não é suficiente
Autor: Kay Warren
Editora: Mundo Cristão
Gênero: Vida cristã
Páginas: 216p.

Comentários

  1. Legal!

    Eu tenho esse livro mas ainda não li. Sua resenha me trouxe boas expectativas em relação a ele.

    Dafne

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por passar por aqui! É uma honra ter sua opinião.

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução à Educação Cristã Clássica

A Classical Academic Press publicou, em 2004, um livro explicativo sobre o que seria “Educação Cristã Clássica”. Chris Perrin, editor da empresa e também autor do livro, estava um pouco cansado de esclarecer o tempo todo sobre o assunto, visto que era diretor de um colégio que segue essa linha pedagógica nos Estados Unidos. O livro é uma interessante introdução ao assunto – bem introdução mesmo, tem apenas 80 páginas na edição em Português. A obra foi traduzida e publicada no Brasil pela editora Trinitas em 2018. O livro vai mostrar a história da Educação Clássica e seus primórdios na Grécia Antiga. O autor vai discorrer sobre o conceito de “Paideia” e esclarecer como o Cristianismo se apropriou dessa forma de educação para beneficiar seus adeptos. O Trivium e o Quadrivium foram explicados pelo autor que defende que a verdadeira educação clássica é baseada no primeiro, que corresponde a Gramática, Lógica e Retórica, pois, para o autor, se o estudante tiver essa base bem fundamen...

Ainda não é o fim: Encontrando esperança e consolo nas palavras de Jesus sobre os últimos dias

  O livro “Ainda não é o fim: Encontrando esperança e consolo nas palavras de Jesus sobre os últimos dias” , do teólogo brasileiro Augustus Nicodemus , vem bem a calhar nestes dias. A obra na verdade é um sermão que foi impresso e publicado em 2022, pela editora Hagnos. Agora em 2025, período de grande tensão que temos visto ao redor do mundo com o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, agora esta semana com rumores de guerra entre a Índia e o Paquistão, a guerra comercial dos Estados Unidos contra a China, o conflito entre Israel e a Palestina, ameaças entre países e muitos outros conflitos que têm acontecido em vários continentes, o livro do Augustus Nicodemus vem alertar a Igreja de Cristo sobre algumas questões. É bem certo que em momentos de crise mundial, surgem muitas pessoas especulando a respeito do retorno de Jesus, tentando estipular datas e até tentando descobrir quem seria o “abominável que traz desolação” (Mc. 13.14). Essas pessoas, mesmo sem a intenção de causar angú...

Ordem cronológica do nascimento de Jesus, conforme os Evangelhos de Mateus e Lucas

Como neste ano de 2021 tenho a meta de ler a Bíblia completa estudando e fazendo resumo dela, é provável que não lerei nenhum outro livro até o final do ano. Por isso, resolvi escrever algumas considerações sobre quase todos os livros bíblico que li. Não são estudos teológicos, são apenas considerações.   [TEXTO 4] José e Maria moram na cidade de Nazaré, região da Galileia (Lc. 2.4); No sexto mês de gestação de Isabel, Maria recebe a visita do anjo Gabriel e é informada que teria um filho que seria chamado Filho de Deus e seu nome seria Jesus (Lc. 1.26-35); O anjo informa também que Isabel está grávida de 6 meses (Lc. 1.36-38); É provável que antes de ir à casa de Isabel, Maria tenha contado o fato ao seu marido José, que tem a intenção de deixá-la (Mt. 1.18,19); José é avisado por um anjo que aquele filho que Maria carregava no ventre provinha do Espírito Santo e seu nome seria chamado Jesus (Mt. 1.20-25); Maria sobe para a cidade de Hebrom, onde moravam Zacarias e Isabel (Lc. 1.3...