Escolha a alegria - porque a felicidade não é suficiente

A Bíblia possui 446 versículos com referências à alegria, enquanto apresenta apenas 124 referentes à tristeza. Foi essa a conclusão a que chegou a escritora Kay Warren depois de uma vasta pesquisa bíblica que desembocou na construção do seu livro “Escolha a alegria – Porque a felicidade não é suficiente”, publicado originalmente em 2012 nos Estados Unidos e lançado este ano no Brasil pela editora Mundo Cristão.

A dificuldade em ser uma pessoa alegre e em desfrutar da alegria que os personagens bíblicos sentiam mesmo em meio a tantas provações fez com que Kay corresse em busca deste sentimento muitas vezes reprimido e mal compreendido por cristãos de todo o mundo. Se há tantas referências à alegria na Bíblia, porque muitos cristãos evitam este sentimento até mesmo o comprando a algo pecaminoso? A vida cristã resume-se a sofrimento sem alegria? O que na verdade é a alegria dentro daquele que é cristão e sofre com as aflições deste mundo?

Por que será que os cristãos enfatizam tanto o sofrimento e esquecem os versículos e histórias bíblicas que nos incentivam e muitas vezes nos ordenam sermos alegres? A felicidade, inerente ao homem salvo, muitas vezes se confunde com a alegria, que na verdade é um comportamento que a Bíblia nos ordena buscar. “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!”, Fp. 4.4. Os cristãos têm esquecido que Jesus Cristo foi um homem de dores, mas também de alegrias!

Cristo sempre prometeu duas coisas, a primeira, que teríamos aflições (“Não vou enganeis, se a mim me perseguiram, perseguirão a vós também”, Jo. 15.20), e a segunda, que prometeu sempre nos dar ânimo (“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo!”, Jo. 16.33). A alegria é um dos frutos do Espírito! (Gl. 5.22). Deus deseja que seus filhos sejam alegres! É interessante a observação que Kay Warren faz em seu livro quando expõe Cristo como um homem que experimentou fardos e dores, mas que também vivenciou a alegria, e é isso que ele requer de nós, que estejamos alegres não importando as circunstâncias.

"Não é possível ter um coração alegre sem ter um coração grato. E não se pode ser uma pessoa grata sem experimentar alegria. Os que louvam a Deus sentirão alegria. Os que são alegres agradecerão a Deus. Alegria e gratidão sempre andam juntas", p. 190.

A obra é repleta de reflexões bíblicas, impressões pessoais da vida da autora e é bastante voltado para o público feminino. As mulheres logo se identificarão muitas vezes com a escritora, que usa de seu testemunho pessoal de vida para edificação das leitoras. É um livro simples, porém com tantas verdades que atingem profundamente o coração de qualquer mulher cristã. É simplesmente um livro lindo!

Título: Escolha a alegria – porque a felicidade não é suficiente
Autor: Kay Warren
Editora: Mundo Cristão
Gênero: Vida cristã
Páginas: 216p.

Comentários

  1. Legal!

    Eu tenho esse livro mas ainda não li. Sua resenha me trouxe boas expectativas em relação a ele.

    Dafne

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por passar por aqui! É uma honra ter sua opinião.