Novíssima Gramática da Língua Portuguesa

A Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, de Domingos Paschoal CEGALLA, nunca me decepcionou. Comprei a 48ª edição, mas lembro-me de uma edição antiga pela qual eu estudava na época do Ensino Fundamental, e cujos ensinos ajudaram minha mãe a passar em um concurso público.

Com a já presente nova ortografia da língua portuguesa, a gramática é bem explicativa, com exercícios de fixação de conteúdo de alto nível. É uma gramática para quem de fato pretende estudar português. É acessível a todas as pessoas que têm compromisso e dedicação com os estudos, independente da idade, recordando mais uma vez que eu aprendia por este autor, em edição mais antiga, entre os meus 12 e 16 anos.

Estudei praticamente toda a gramática para um concurso público e não me arrependi. O conteúdo dela é profundo, didático e sistemático. Excelente para quem deseja escrever melhor, analisar a fonética da língua portuguesa, sua morfologia, semântica, sintaxe e estilística. Presente na vida de milhares de brasileiros desde sua primeira publicação, em 1964, a obra preocupou-se em manter-se atualizada durante todos estes anos, fazendo jus ao primeiro termo do seu título: “novíssima”. Acredito ser a melhor gramática atualmente no mercado brasileiro.

Obra indispensável para estudantes da língua portuguesa, concurseiros, escritores e jornalistas.

Título: Novíssima Gramática da Língua Portuguesa
Autor: Domingos Paschoal Cegalla
Editora: Companhia Editora Nacional
Gênero: Gramática
Páginas: 693p.

Comentários