quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Lobby: O que é. Como se faz.



Para conclusão da pós-graduação em Assessoria de Comunicação, escolhi a prática do lobby associada à assessoria como assunto para o artigo final do curso. Logo depois de escolhido o tema, rapidamente encontro o livro “Lobby: O que é. Como se faz: Ética e transparência na representação junto a governos”, de Saïd Farhat, na internet. A obra é fundamental para quem pretende se aprofundar no assunto e tirar todas as dúvidas quanto a sua legalidade e funcionalidade. Publicado pela ABERJE e Editora Peirópolis, em 2007, o livro tem sido minha base para o artigo que estou desenvolvendo.

Com linguagem muito simples e direta, o autor, que é jornalista e ex-ministro da Comunicação Social, esteve à frente da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República na época do presidente João Figueiredo, discorre com autoridade no assunto sobre como é realizado o lobby no Brasil junto aos Poderes Públicos. Farhat, o lobista mais famoso e respeitado no âmbito político, ensina como fazer lobby de maneira ética, tendo como fundamento o estado democrático de direito.

                Embora tenha mais de 500 páginas, com muita facilidade o leitor chega ao fim do livro, sendo levado a compreender a função do lobista na sociedade e sua legitimidade quando o profissional trabalha de forma ética e transparente. Muito bem dividido, a obra inicia com a experiência do próprio autor, explica o que de fato é lobby e o que não é (esclarece que a prática nada tem a ver com corrupção, tráfico de influência, e outros crimes do tipo), expõe como são realizadas as atividades dos grupos de pressão e como atuam na sociedade, estabelece limites éticos na prática do lobby, expõe meios de como podemos compreender a legitimidade das ações dos grupos de pressão, mostra quem faz lobby no Brasil, como ser um lobista e, por fim, mostra exemplos de lobbies bem sucedidos na história brasileira.

Título: Lobby: O que é. Como se faz: Ética e transparência na representação junto a governos.
Autor: Saïd Farhat
Gênero: Sociologia
Editora: ABERJE Editorial - Editora Peirópolis
Páginas: 512

Um comentário:

  1. Ola Caline, tudo bem?
    Estou fazendo a minha monografia sobre lobby e estou louca para encontrar este livro. Você pode me dizer aonde encontrou?
    Obrigada,
    Amanda

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui! É uma honra ter sua opinião.